Linhas de Pesquisa
Narrativas Contemporâneas de história e histórias públicas
Esta linha de pesquisa busca analisar as diferentes narrativas históricas presentes no tecido social e as relações entre elas e a narrativa historiográfica. Em especial, mas não apenas, os estudos da linha perscrutam a relação entre as narrativas históricas escolares e o desenvolvimento da consciência histórica, a partir de uma abordagem intercultural.
Assim como Paul Ricoeur e Jörn Rüsen, considera-se narrativa histórica algo inerente à própria experiência humana e, portanto, constituidora de sentido. Dialogando com diferentes áreas de conhecimento, a utilização da interculturalidade como postura epistemológica permite a análise das relações estabelecidas entre os homens no tempo, principalmente as de conflito e de complementaridade, numa perspectiva aberta às ideias de diversidade e universalidade.
A abordagem intercultural aponta para questionamentos que se dirigem a diferentes áreas do saber, valorizando sempre a problematização relacional de pares conceituais tais como diferença/diversidade, contato/relação, cultura/culturalidade, dentre outros. A problematização intercultural da consciência histórica possibilita, portanto, uma interessante e fecunda discussão do social/cultural a partir da alteridade, da diferença e da diversidade.
É desta forma que a Linha se debruça sobre as diferentes narrativas históricas, produzidas dentro e fora do âmbito acadêmico/escolar, enxergando-as como produção de histórias públicas, que se constituem como elementos fundamentais da cultura histórica de uma dada temporalidade/espaço/grupo social. Nosso olhar abarca os espaços de produção da história escolar, da opinião pública, das representações constituídas pelos mídia, cinema, teatro, museus, turismo, dentre outros.
Ações Atuais
- Projeto de Pesquisa “Cultura Histórica e Ensino de História: Interseções com a História Pública”, em vigor junto à PR2/UERJ e coordenado pela professora Sonia Wanderley
- Planejamento e execução de ações visando a produção e divulgação de dois artefatos didático-culturais: o programa videográfico e a série de podcast “História na Rua” em cooperação com a Tv e Rádio UERJ.
Grupos de estudos
Didaskō – Grupo de Estudos em ensino da História Antiga
O Didaskō é um grupo de pesquisa que surgiu em 2019 no LEDDES/UERJ e chamou a atenção de pesquisadores da Antiguidade de várias regiões do Brasil interessados em dialogar com o ensino da História Antiga. Em linhas gerais, o Didaskō propõe tomar as questões sensíveis do tempo presente para pensar o ensino de temas da Antiguidade de forma inclusiva, dialogando com teorias pós-coloniais e os direitos humanos.
Responsável: Guilherme Moerbeck
contato: projetodidasko2021@gmail.com
integrantes
Publicações
Guilherme Moerbeck
MOERBECK, Guilherme; Éthier, Marc-André ; Lefrançois, David. L’AVENIR DU PASSÉ: DÉFIS POUR L’ENSEIGNEMENT DE L’HISTOIRE À L’ÉCOLE DANS UNE PERSPECTIVE GLOBALE. REVISTA TRANSVERSOS, v. 3, p. 6-14, 2021.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/64228/40563
MOERBECK, GUILHERME. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. BRATHAIR (ONLINE), v. 1, p. 50-91, 2021.
https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/2525
MOERBECK, GUILHERME. O século XIX e a invenção de uma cidade grega antiga. REVISTA DE HISTÓRIA, p. 1-34, 2019.
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/144829
MOERBECK, Guilherme. História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica.. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 225-247, 2018.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/418/268
MOERBECK, GUILHERME. Jacob Burckhardt and his Athens or How to Shape an Authoritarian Democratic State. CLÁSSICA – REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, v. 31, p. 129-145, 2018.
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/706
Publicações
Sonia Wanderley
WANDERLEY, Sonia Maria; NICOLAU, Giselle Pereira ; ZAMPA, Vivian Cristina. Aprendizagem escolar de história em tempos de pandemia no CAP/UERJ: um olhar didático-histórico sobre o tempo presente. REVISTA TRANSVERSOS, v. 1, p. 242-262, 2021.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/62746
WANDERLEY, Sonia. Trajetórias de uma aprendiz. E-MOSAICOS , v. 10, p. 200-249, 2021.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/64156
WANDERLEY, Sonia. O entrelugar do aprendizado escolar de História: uma perspectiva de História Pública. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 9, p. 125-144, 2020.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/696
WANDERLEY, Sonia. Narrativa midiática e narrativa didática de história: caminhos entrecruzados na contemporaneidade. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 2, p. 217, 2013.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/78
WANDERLEY, Sonia. Cultura Histórica, Mídia e Ensino de História: problemas políticos de ensinar e aprender. In: XV Encontro Regional de História Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012, São Gonçalo. XV Encontro Regional de História Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa. Rio de Janeiro: ANPUH – RJ, 2012. v. 1. p. 20-28.