Linhas de Pesquisa

Narrativas Contemporâneas de história e histórias públicas

Esta linha de pesquisa busca analisar as diferentes narrativas históricas presentes no tecido social e as relações entre elas e a narrativa historiográfica. Em especial, mas não apenas, os estudos da linha perscrutam a relação entre as narrativas históricas escolares e o desenvolvimento da consciência histórica, a partir de uma abordagem intercultural.

Assim como Paul Ricoeur e Jörn Rüsen, considera-se narrativa histórica algo inerente à própria experiência humana e, portanto, constituidora de sentido. Dialogando com diferentes áreas de conhecimento, a utilização da interculturalidade como postura epistemológica permite a análise das relações estabelecidas entre os homens no tempo, principalmente as de conflito e de complementaridade, numa perspectiva aberta às ideias de diversidade e universalidade.

A abordagem intercultural aponta para questionamentos que se dirigem a diferentes áreas do saber, valorizando sempre a problematização relacional de pares conceituais tais como diferença/diversidade, contato/relação, cultura/culturalidade, dentre outros. A problematização intercultural da consciência histórica possibilita, portanto, uma interessante e fecunda discussão do social/cultural a partir da alteridade, da diferença e da diversidade.

É desta forma que a Linha se debruça sobre as diferentes narrativas históricas, produzidas dentro e fora do âmbito acadêmico/escolar, enxergando-as como produção de histórias públicas, que se constituem como elementos fundamentais da cultura histórica de uma dada temporalidade/espaço/grupo social. Nosso olhar abarca os espaços de produção da história escolar, da opinião pública, das representações constituídas pelos mídia, cinema, teatro, museus, turismo, dentre outros.

Ações Atuais

  • Projeto de Pesquisa “Cultura Histórica e Ensino de História: Interseções com a História Pública”, em vigor junto à PR2/UERJ e coordenado pela professora Sonia Wanderley
  • Planejamento e execução de ações visando a produção e divulgação de dois artefatos didático-culturais: o programa videográfico e a série de podcast “História na Rua” em cooperação com a Tv e Rádio UERJ.
  •  

Grupos de estudos

Didaskō – Grupo de Estudos em ensino da História Antiga

O Didaskō é um grupo de pesquisa que surgiu em 2019 no LEDDES/UERJ e chamou a atenção de pesquisadores da Antiguidade de várias regiões do Brasil interessados em dialogar com o ensino da História Antiga. Em linhas gerais, o Didaskō propõe tomar as questões sensíveis do tempo presente para pensar o ensino de temas da Antiguidade de forma inclusiva, dialogando com teorias pós-coloniais e os direitos humanos.

Responsável: Guilherme Moerbeck
contato: projetodidasko2021@gmail.com

integrantes

Sonia Wanderley

Sonia Wanderley

Coordenadora

Guilherme Moerbeck

Guilherme Moerbeck

Pesquisador

Vanessa Spinosa

Vanessa Spinosa

Pesquisadora

Vivian Zampa

Vivian Zampa

Pesquisadora

Larissa Costard

Larissa Costard

Pesquisadora

Giselle Nicolau

Giselle Nicolau

Pós doutoranda – pesquisadora

Paulo Henrique Silva Pacheco

Paulo Henrique Silva Pacheco

Pesquisador

Cintia Benak

Cintia Benak

Pesquisadora

Leandro Casali

Leandro Casali

Pesquisador

Alexandre Campos

Alexandre Campos

Doutorando/aluno

Leandro Rosseti

Leandro Rosseti

Doutorando/aluno

Alberto Fraga

Alberto Fraga

Mestrando/aluno

Cely Nathany

Cely Nathany

Mestranda - pesquisadora

Beatriz do Rosário

Beatriz do Rosário

Graduanda/aluna

Matheus Vargas de Souza

Matheus Vargas de Souza

Pesquisador Associado

Bruna Terra

Bruna Terra

Pesquisador Associado

Milena Ogawa

Milena Ogawa

Pesquisador Associado

Jéssica Santos

Jéssica Santos

Pesquisador Associado

Bruno Amaral

Bruno Amaral

Pesquisador Associado

Publicações

Guilherme Moerbeck

MOERBECK, Guilherme; Éthier, Marc-André ; Lefrançois, David. L’AVENIR DU PASSÉ: DÉFIS POUR L’ENSEIGNEMENT DE L’HISTOIRE À L’ÉCOLE DANS UNE PERSPECTIVE GLOBALE. REVISTA TRANSVERSOS, v. 3, p. 6-14, 2021.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/64228/40563

 

MOERBECK, GUILHERME. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. BRATHAIR (ONLINE), v. 1, p. 50-91, 2021.
https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/2525

MOERBECK, GUILHERME. O século XIX e a invenção de uma cidade grega antiga. REVISTA DE HISTÓRIA, p. 1-34, 2019.
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/144829

MOERBECK, Guilherme. História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica.. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 225-247, 2018.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/418/268

MOERBECK, GUILHERME. Jacob Burckhardt and his Athens or How to Shape an Authoritarian Democratic State. CLÁSSICA – REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, v. 31, p. 129-145, 2018.
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/706

Publicações

Sonia Wanderley

WANDERLEY, Sonia Maria; NICOLAU, Giselle Pereira ; ZAMPA, Vivian Cristina. Aprendizagem escolar de história em tempos de pandemia no CAP/UERJ: um olhar didático-histórico sobre o tempo presente. REVISTA TRANSVERSOS, v. 1, p. 242-262, 2021.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/62746

WANDERLEY, Sonia. Trajetórias de uma aprendiz. E-MOSAICOS , v. 10, p. 200-249, 2021.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/64156

WANDERLEY, Sonia. O entrelugar do aprendizado escolar de História: uma perspectiva de História Pública. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 9, p. 125-144, 2020.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/696

WANDERLEY, Sonia. Narrativa midiática e narrativa didática de história: caminhos entrecruzados na contemporaneidade. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 2, p. 217, 2013.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/78

WANDERLEY, Sonia. Cultura Histórica, Mídia e Ensino de História: problemas políticos de ensinar e aprender. In: XV Encontro Regional de História Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012, São Gonçalo. XV Encontro Regional de História Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa. Rio de Janeiro: ANPUH – RJ, 2012. v. 1. p. 20-28.

http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338471937_ARQUIVO_Culturahistorica,midiaeensinodehistoria-artigoAnPuhregional2012.pdf